Saúde e Beleza
Nutrição

As calorias que chegam

Sáb, 07/11/2020 - 09:10

Se se preocupa com as calorias, comece pela sua alimentação. É à comida que o seu corpo vai buscar as calorias que necessita para funcionar.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Durante a digestão, o corpo desfaz a comida em pequenos pedaços de modo a usá-los para fortalecer os tecidos ou fornecer a energia necessária para satisfazer as suas exigências imediatas. As calorias em excesso são armazenadas como gordura corporal e são prejudiciais à sua saúde.

Mas não se torne obcecada(o), o facto de contar as calorias pode estragar o prazer de comer. Não se toma mais atenção ao paladar, ao aspecto e aos aromas dos alimentos. E, de tanto inspeccionar o prato, arriscamo-nos a uma frustração permanente.

O corpo tem necessidade de energia para que possa viver. Esta energia é fornecida pelos alimentos que ingerimos. Idealmente devia ser proporcional ao dispêndio diário de energia. Os animais controlam de forma exemplar este equilíbrio energético. Infelizmente nós, humanos, perdemos essa faculdade, por isso temos por vezes excesso de peso, gordura a mais, e chegamos a ser obesos em criança, quando jovens e até com muitos anos de vida desequilibrada.

Reeduque a sua alimentação.

Na Consulta de Nutrição fazemos uma Análise da Composição Corporal que permite aferir com precisão, além de outros parâmetros, a percentagem de gordura que temos a mais no organismo e calcula a sua Taxa do Metabolismo Basal (TMB).

A TMB corresponde à energia que o seu corpo requer durante um período de 24 horas para manter as funções corporais essenciais, como a temperatura, o batimento cardíaco e o funcionamento do cérebro e pulmões em descanso.

Um regime alimentar 20 a 30% abaixo da sua TMB é garantia de perda de peso, desde que sustentado por um programa de tratamentos personalizados.

Siga o nosso Programa de Re-Educação Alimentar e Comportamental e passe a apreciar as suas refeições com todos os nutrientes de que necessita.

 

Tire as suas dúvidas
Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram