Saúde e Beleza
Nutrição

Quem quer quentes e boas, quentinhas?

Sáb, 21/11/2020 - 09:10

A castanha é um excelente alimento, não só pelo S. Martinho mas por todo o Outono.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Energética e capaz de reconstituir os minerais perdidos naturalmente pelo organismo, a castanha tanto pode ser consumida salgada como doce e dá um toque festivo aos nossos pratos de final de ano.

Entre os principais benefícios da castanha para a saúde, podemos destacar o constituir uma fonte importante de fibras. Devemos consumir cerca de 30 gramas de fibras diariamente, pois são muito úteis para nos saciar a fome e a vontade comer, e para lutar contra a prisão de ventre e outras dificuldades de digestão. Com 4 gramas de fibras por 100 gramas de castanha, é de facto um excelente recurso alimentar.

Também é pobre em gorduras. Apenas nos traz 1 grama por 100 gramas, ou seja, muito menos do que os outros frutos secos que contêm mais de 20 gramas de lípidos. Além do mais, esse grama é de "boas gorduras".

Mas claro está que o sal deve ser evitado, e mais ainda a manteiga a derreter sobre a castanha assada!

Traz-nos igualmente fósforo: este mineral é indispensável à boa saúde dentária e dos ossos. 100 gramas de castanhas permitem cobrir mais de 7 % das necessidades diárias de fósforo.

Fornece ainda energia a longo prazo e ajuda-nos a recuperar forças. A castanha é uma fonte importante de glúcidos, mas também de potássio e de ferro.

É bem suportada pelos intolerantes ao glúten pois, contrariamente às massas alimentícias, ao cuscuz, ao centeio e à sémola, a castanha não contém glúten, uma substância que pode provocar diarreias, anemia e cãibras. A castanha pode, pois, ser consumida sem restrições em puré, no pão, em compotas, em farinha, etc.

As castanhas acompanham bem com aipo, feitas em puré. E com peixe, cozidas com chalotas, endro e salsa. E ainda como recheio para o peru e outras aves de capoeira.

Importa salientar ainda que a castanha contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso. Contém elementos benéficos como os folatos (vitamina B9), muito úteis na gravidez para prevenir a espinha bífida, vitamina B6 e magnésio, um mineral que temos muitas vezes em carência e que ajuda a controlar o stress.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram