Realeza
Carlos

Quer impedir que filhos de Harry e Meghan sejam príncipes

Seg, 21/06/2021 - 17:00

Existem rumores de que Carlos quer mudar o protocolo real quando se tornar rei para impedir que os filhos e Harry e Meghan recebam o título de príncipe. A informação é avançada pela imprensa britânica.

A polémica instalou-se em Inglaterra. Carlos quer impedir que os filhos de Harry e Meghan sejam príncipes. Os netos do herdeiro da Rainha Isabel II poderão não receber o título. 

A notícia está a ser avançada pela imprensa britânica, que garante que este foi um dos motivos que causou problemas entre os duques de Sussex e a Casa Real, e que levou o casal a afastar-se da realeza e a trocar o Reino Unido pelos Estados Unidos da América. 

De acordo com um documento, emitido pelo rei George V em novembro de 1917, o título de principe só pode ser atribuído aos filhos e netos do soberano, e ao filho mais velho do duque de Cambridge (neste caso, George, filho de William e Kate). Em 2013, Isabel II assinou um documento de forma a que todos filhos de William e Kate recebessem o título (além de George, Charlotte e Louis), mas não fez o mesmo em relação aos filhos de Harry. Segundo o protocolo real em atual vigor, Archie e Lilibet receberiam o título de principes, automaticamente, assim que Carlos subisse ao trono. No entanto, isso pode não acontecer.

Carlos quer britânicos com menos despesa com a Coroa

Tudo porque o herdeiro da coroa, diz o jornal Mail On Sunday, quer mudar o protocolo e limitar o número de membros da realeza com regalias financeiras, como acontece com todos os principes. "Carlos percebe que os britânicos não querem pagar por demasiados membros da realeza e quer diminuir ao máximos os privilégios. Ele tem receio que, se não fizer isso, a monarquia entre em colapso", afirma a mesma publicação, citando uma fonte próxima da Casa Real, que revela ainda que o filho mais velho de Isabel II já está em negociações com um dos irmãos mais novos, André, sobre as regalias futuras das filhas deste, Beatrice e Eugenie. 

Ainda segundo a imprensa britânica, esta conversa foi tida com Harry e Meghan quando estes ainda viviam no Reino Unido. De acordo com a polémica entrevista que os duques de Sussex deram a Oprah Winfrey, esta foi uma das razões que os levaram a afastar-se da família real, por não concordarem que o filho Archie não tivesse o título de principe. Segundo o casal, este facto poderia por em risco a sua vida, uma vez que a Casa Real não pagaria a sua segurança.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reuters e D.R.

 

Siga a Nova Gente no Instagram