Nacional
Cristiana Jesus

Sofre complicação grave na gravidez e fez cesariana urgente

Seg, 06/07/2020 - 22:20

Cristiana Jesus foi diagnosticada com pré-eclâmpsia, uma complicação grave da gravidez que podem surgir durante a segunda metade da gestação

Cristiana Jesus e Cláudio Alegre, o casal que ficou conhecido depois da participação na Casa dos Segredos está nas nuvens com o nascimento de Guilherme, o primeiro filho de ambos. O menino nasceu no sábado, dia 4 de julho, e o pai ‘babado’ não resistiu a partilhar a alegria com os fãs nas redes sociais.

Entre as várias publicações, o antigo concorrente do reality show da TVI confessou  que nem tudo foi «perfeito». A sua companheira foi diagnosticada com pré-eclâmpsia, uma complicação grave da gravidez que podem surgir durante a segunda metade da gestação, geralmente após as 20 semanas de gravidez e, por isso, foi obrigada a fazer uma cesariana de urgência às 37 semanas de gestação.

Embora a maioria das gravidezes afetadas pela pré-eclâmpsia consigam chegar às 37 semanas de gravidez, apresentam um maior risco de complicações, incluindo o risco de mortalidade materna ou fetal.
 «Agora super realizado e mais calmo, queria partilhar convosco “mamãs” algo que acho importante! Explicar-vos o porquê de o meu filho ter nascido de cesariana urgente com 37 semanas! É muito importante se informarem junto dos vossos médicos e terem um acompanhamento fundamental na vossa gestação! (…) O meu filho é uma bênção de Deus e eu não podia estar mais agradecido por esta dádiva», explicou, dando uma breve introdução do que é a pré-eclâmpsia. «Obrigada a todos aqueles que de certa forma respeitaram e compreenderam o nosso espaço», rematou.


Pré-eclâmpsia: O que é?


A pré-eclâmpsia é uma complicação da gravidez que se caracteriza por um quadro de hipertensão arterial e perdas de proteínas na urina. Outros sinais e sintomas podem incluir aumento súbito de peso, edema das mãos e pés, dificuldade em respirar, alterações na visão, náuseas, ou dores de cabeça. Em algumas pacientes, a pré-eclâmpsia também provoca lesão de órgãos como fígado, rim, pulmões e cérebro.

 
Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram