Nacional
Inês Simões

Também foi vítima de assédio sexual: "Nunca mais trabalhei em televisão"

Qui, 22/04/2021 - 11:55

Inês Simões afirma que, tal como Sofia Arruda, também foi vítima de assédio sexual. A atriz frisa que, depois deste caso, "nunca mais" trabalhou em televisão.

Inês Simões "também" foi vítima de assédio sexual. A atriz, cujo último papel fixo foi na série "País Irmão", da RTP1, quis dar o seu exemplo depois de Sofia Arruda ter revelado, no "Alta Definição", da SIC, do último sábado, que "não estava a ser escolhida [para trabalhar em TV] devido a uma aproximação de uma pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão, dentro de uma produtora, que queria uma atenção que não era profissional".

"Sei bem o que é isso porque também me aconteceu. Acredito que aconteça ainda com frequência com muitas atrizes e atores", escreve Inês Simões no Instagram, como pode ver na galeria acima. "Efetivamente, nunca mais trabalhei em TV, mas criei outros projetos e mantive a minha dignidade e consciência tranquila", termina.

Antes de "País Irmão", emitida em 2017 e 2018, Inês Simões participou nas novelas "Amor Maior" (2016-2017), da SIC, e na sitcom da RTP1 "Bem-Vindos a Beirais" (2015-1016), entre outras. A atriz, que se tornou conhecida na série infanto-juvenil "Morangos com Açúcar", da TVI, é atualmente CEO de uma empresa de comunicação e marketing digital.

Sofia Arruda e o caso de assédio

Sofia Arruda voltou ao tema do assédio do qual diz ter sido vítima e que resultou no seu afastamento do mundo da televisão. "Quero começar por agradecer toda esta onda de amor e de compaixão que tenho recebido depois da entrevista que dei no 'Alta Definição'. São milhares de mensagens públicas e privadas e não conseguindo responder a todas as pessoas individualmente, deixo o meu agradecimento coletivo", começou por escrever a atriz nas suas redes sociais.

Arruda afirma que "é impossível ficar indiferente ao eco" que a sua "declaração" provocou. "E apesar de todo o apoio, que agradeço profundamente, sei também que há várias questões que foram levantadas e a opinião pública quer respostas", prossegue.

Adianta, porém, que "neste momento, a única coisa" que pode "dizer é que o assédio hétero e homossexual no meio audiovisual existe". "É uma infeliz realidade, por isso, todas as pessoas que quiserem falar têm aqui alguém disposto a ouvir. Não é uma moda, é uma porta de esperança que, sem ter sido propositado, espero ter aberto", termina.

A entrevista "mais transparente" de Sofia Arruda

Sofia Arruda diz que a conversa que manteve com Daniel Oliveira, no programa emitido pela SIC aos sábados, ao início da tarde, foi a "mais transparente" da sua vida. A atriz, que integra o elenco de "Patrões Fora", acusou uma "pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão, dentro de uma produtora", de ter tentado uma "atenção que não era profissional".

"Era uma mão, num cumprimento, que ficava num sítio que não era suposto ou um beijo, num cumprimento, que me deixava constrangida", contou.

Pode ver aqui as declarações de Sofia Arruda.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram